Objetivos da Teologia


Podem existir muitos objetivos para a teologia assim como existem teólogos. Alguns têm como objetivo, talvez, simplesmente o acúmulo de fatos sobre Deus, sem qualquer objetivo concreto para além disso. Outros tem o propósito de estudar Deus como um alvo central, seu único propósito.  

Atualmente há uma gama de projetos  de pesquisa que vão desde aqueles que desejam justificar alguns comportamentos, até aqueles que decidiram montar uma cruzada contra a falsidade como o vêem. Muitas vezes, a teologia cai no ponto mais baixo, de pessoas que procuram provar algo, ao invés de pessoas que buscam descobrir ou entender alguma coisa.
A Teologia deve funcionar como uma ciência, e como qualquer outra ciência, deve ter como único objetivo o alcance da verdade. No entanto, afirmar essa meta é muito mais fácil do que alcançá-la.
Como ser humano, os pesquisadores/cientistas/teólogos tem sua própria agenda, suas próprias idéias, seus próprios eixos. Ninguém que se aproxima a teologia é diferente. Na verdade, objetividade, embora um objetivo louvável, é inatingível. Qualquer um que afirma qa objetividade completa está mentindo - ou às pessoas ao seu redor ou para si mesmo. Mais razoável e melhor é para o autor - qualquer autor - para discutir desde muito cedo que os seus preconceitos e pontos de vista podem ser. Dessa forma, pelo menos, o leitor tem uma chance de lutar de determinar qual é a verdade de um determinado assunto pode realmente ser. Argumentos que podem ser razoáveis no contexto dos pressupostos do autor, podem, em outro conjunto de circunstâncias, parecem bastante ridículo. Pelo menos, por saber o ponto de vista do autor, o leitor tem a chance de compreensão, onde o autor está vindo e que ponto ele ou ela pode estar tentando fazer, se esforçando para harmonizar e dar sentido ao universo ao seu redor. Eles querem chegar a um ponto consistente de vista, e postular teorias que fazem o bom senso da evidência relevante.
Idealmente, os teólogos devem também procurar harmonia. Eles devem tentar formular teorias que fazem sentido das várias partes das Escrituras e, nos pontos em que se cruza com o mundo também.  Os teólogos devem desejar um ponto consistente de vista a respeito de Deus - isto é, eles deveriam ter fome de um fundamentado e razoável, imagem não-contraditória de quem é Deus e o que ele espera da raça humana - uma imagem que faz sentido, tanto no contexto da Escritura, e no contexto mais amplo do Universo como um todo.