PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Efésios 3:14-20  está escrito:
"Por essa razão dobro meus joelhos diante do Pai...para que, segundo as riquezas da sua glória vos conceda que sejais robustecidos com  poder pelo seu Espírito no homem interior... a fim de que...possais compreender..., e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus..."



ETIMOLOGIA
O termo Teologia vem da combinação de dois vocábulos gregos: Theos que Significa Deus  e Logia (logos em grego) Significa palavra, diálogo, tratado ou Estudo sobre Deus.  Desta forma, Teologia é um estudo ou tratado sobre Deus sendo mais amplamente entendida como uma "discussão a respeito de Deus.
DEFINIÇÕES
Costuma-se dizer que a teologia pode ser definida como uma discussão " de Deus ", que tem o mesmo significado. Apesar de tudo isso é muitas vezes mal interpretado no sentido "discussão por Deus".  Assim, qualquer religião que envolve um deus digno de diálogo vai exigir alguma forma de teologia. Devemos lembrar que uma vez que saímos da tradição ocidental, a terminologia grega rapidamente perde a sua precisão.
Já a Teologia cristã envolve todo o estudo de Deus e Sua relação com o homem e o universo, enquanto especificamente incorpora todas as doutrinas bíblicas.
"Teologia é o estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa". Nesse sentido, pode ser definida como a atenção que dedicamos a Deus, e como a nossa tentativa de conhecê-lo, mediante o que nos é apresentado nas sagradas Escrituras. É a revelação e a compreensão acerca de Deus. Em outras palavras, é a ciência de Deus e suas relações com o universo.
O interesse central da Teologia é Deus e em toda atividade salvadora em Cristo. Por definição é uma ciência teocêntrica e trata a Deus sob a razão de deidade. No entanto,  a Teologia não procura uma formulação da verdade divina em si mesma, porém sua exposição e desenvolvimento para os homens.

AH Strong descreveu Teologia como "A ciência de Deus e das relações entre Deus e o universo." Charles Hodge escreveu que é "A ciência dos fatos da revelação divina medida em que esses fatos dizem respeito a natureza de Deus e nossa relação com Ele, como suas criaturas, como pecadores, e como os sujeitos da redenção."
Em2 Timóteo 3:15 está escrito:
Faça o seu melhor para apresentar-se a Deus, aprovado, como obreiro que não precisa se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
 





DIFERENÇA ENTRE TEOLOGIA E "DOUTRINA DA BÍBLIA"

A Doutrina Bíblica se restringe a apenas o que é ensinado na Bíblia. Já a Teologia vai para outras fontes de verdade. Como exemplo, podemos citar o "Canonicity da Bíblia" (o processo através do qual os livros da Bíblia foram estudados). Assim a Canonicidade envolve dois tipos de verdades: as verdades históricas (a forma como ocorreu a canonicidade) e que não estão registradas na Bíblia;  e a outra  posição sobre a canonicidade envolve verdades lógicas (como os testes que foram utilizados para a canonicidade) não registrados na Bíblia.
Exemplo: Argumentos para a Existência de Deus
Tais argumentos envolvem verdades filosóficas não expressos na Bíblia.
Tais argumentos envolvem verdades lógicas não expressos na Bíblia.

No entanto a Teologia inclui  a Doutrina Bíblica. Os Teólogos, às vezes vão mais além do que simplesmente estudar a Bíblia. Buscam verdades que  muitas vezes não se encontram na Bíblia, como a que podemos ver em História, Ciência e Religião. Não esquecendo que toda verdade é de Deus, não importa onde ele é encontrado.
Os Teólogos em suas pesquisas tentam responder a perguntas sobre alguma verdade que não se encontra na Bíblia. Como exemplo:
Como Deus "escreveu" a Bíblia?
Está escrito revelação completa? (Bibliologia)
Por que não há misericórdia de Deus sobre as regras de sua justiça? (Teologia Própria)
Por que é justo para Deus "eleger" apenas algumas pessoas para a salvação? (Theology Proper) (Teologia Própria)
Como a natureza do pecado é passada de pai para filho? (Anthropology) (Antropologia)
Por que o homem é o culpado por primeiro pecado de Adão? (Anthropology) (Antropologia)
 


Um comentário: