AS DIVISÕES DA TEOLOGIA - Os cinco tipos de Teologia


Teologia Natural
 A teologia natural é restrita aos fatos a respeito de Deus que se revelou no universo ao nosso redor. Tomás de Aquino, de forma sistemática, delineou sua crença de que a existência de Deus pode ser provada a partir da razão. Alguns Teólogos modernos como Karl Barth, referenciando Immanuel Kant e David Hume, argumentaram que não havia essencialmente nenhuma validade a uma teologia natural, enquanto os teólogos do processo, tais como John B. Cobb, Jr., Ogden Schubert e David Griffen têm argumentado a Opposit exata. Dentro dos círculos evangélicos, há uma divisão sobre esta questão.

Teologia Bíblica
 A teologia bíblica é restrita a revelação bíblica de Deus. Sua única fonte é a Bíblia, independente de qualquer sistema filosófico (idealmente). Na realidade, qualquer abordagem de teologia devem inevitavelmente levar certos pressupostos filosóficos e perspectivas.

Teologia Dogmática
Teologia dogmática refere-se aos elementos de verdade teológica, que são absolutamente certo. Ela vai evitar campos controversos do estudo e vai concentrar-se nos pontos sobre os quais a igreja ao longo da história foi realizada a inabalável, como o nascimento virginal, a ressurreição, a Trindade, e assim por diante.

Teologia Prática
Teologia prática tem a ver com a função real da verdade na vida das pessoas. Dadas as crenças e doutrinas são consideradas verdadeiras se eles funcionam na vida das pessoas reais. Em outras palavras, se ele funciona, então é verdade. Caso contrário, é de nenhuma conseqüência.

Teologia Própria
Teologia adequada se preocupa com o estudo da pessoa de Deus, além de suas obras. Trata-se da existência de Deus, a capacidade das pessoas para conhecê-lo, seus vários atributos, bem como a natureza da Trindade. Em outras palavras, Teologia Própria está preocupado com a compreensão eo conhecimento de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário